Ciência de Dados (Foto: Divulgação)

Curso de Ciência de Dados ganha força em função da pandemia e mercado abre novas oportunidades de emprego e qualificação.

Profissional capaz de utilizar informações de clientes, fenômenos, eventos, redes sociais ou quaisquer outras fontes com o intuito de analisar tendências e padrões a fim de construir informação e prever ocorrências, o Cientista de Dados ganhou grande notoriedade.

“Basicamente, todas as áreas podem se beneficiar com o profissional de ciência de dados. As tomadas de decisões em uma empresa, por exemplo, podem ser feitas através de uma análise do retrospecto aliada à uma projeção. Além disso, um cientista de dados pode trabalhar com previsão de lucro, detecção de objetos em imagens, análise de fraudes, análise de tendências, análise de comportamentos, sentimentos de usuários e consumidores, fidelização de clientes, análise de eleitores, dentre outras áreas”, destaca Lucas Leite, professor do curso de Ciência de Dados da Unifametro.

O trabalho remoto ampliou as possibilidades, e a empresas contratam profissionais de várias regiões para trabalhar no Sul e Sudeste, onde os mercados, hoje, são financeiramente mais rentáveis, segundo Lucas Leite. “Esta situação aumenta ainda mais a demanda por profissionais capacitados para o mercado destas regiões, podendo alavancar salários e benefícios para empregados de empresas do Nordeste”, pontua o docente da Unifametro.

Para ele, existe uma demanda grande por parte dos segmentos do comércio e, em especial, o varejo, que percebe que se faz cada vez mais necessário ter um entendimento maior do seu mercado para aumentar sua capacidade de lucro e expansão.

“Para quem tem uma iniciação no ramo, recomendo investir na área de Engenharia de Dados, que está sendo muito buscada por empresas e possui uma curva de aprendizado menor para quem já tem experiência com alguma linguagem de programação. Para quem tem interesse pela área, mas teve pouco ou nenhum contato com programação, recomendo buscar a área de análise e ciência de dados, aliada a uma solidificação dos conhecimentos em matemática e estatística”, finaliza Lucas.

Sobre o curso de Ciência de Dados da Unifametro

Autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso possui duração de quatro semestres. A estrutura curricular do curso de Ciência de Dados da Unifametro objetiva materializar as necessidades do mercado de trabalho para proporcionar uma melhor experiência aos alunos, mostrando os diferentes fundamentos da área de ciência de dados e possibilitando ao profissional formado ter a capacidade de atuar em qualquer segmento deste ramo.

Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/tecnologia/opovotecnologia/2021/07/09/ciencia-de-dados-ganha-forca-e-mercado.html