Inscrição para mil bolsas de estudo na área de tecnologia vão até 1° de julho

Boa notícia para os estudantes: estão abertas as inscrições para bolsas de estudo na área de tecnologia.

A Digital House, reconhecida instituição de ensino de Marketing e Tecnologia, em parceria com o Mercado Livre e a Globant, criou o Certified Tech Developer, curso destinado a jovens que acabaram de concluir o ensino médio e querem se qualificar para entrar no mercado de trabalho.

Segundo Sebastian Mackinlay, CEO da Digital House Brasil, com dedicação de dois anos o aluno terá os conhecimentos necessários para conseguir um emprego.

O curso foi desenvolvido para que, em um período de dois anos, o aluno adquira todos os conhecimentos técnicos necessários para sua inserção no mercado da indústria tecnológica – explica Sebastian Mackinlay, CEO da Digital House Brasil.

Como é o Cerfified Tech Developer

Ainda de acordo com Mackinlay, a intenção do curso é oferecer a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com uma remuneração atrativa, sem a necessidade imediata de fazer um curso universitário. 

A metodologia de sala de aula invertida. Isto é, o aluno estuda a parte teórica fora da aula e usa o período de aula para praticar. Com isso, há a oportunidade de treinar as habilidades acompanhado dos professores para tirar dúvidas práticas e buscar a solução de problemas desde a primeira aula. 

O CEO da Digital House comenta a proposta: 

O curso foi estruturado para que, durante o primeiro ano, o aluno estude de forma intensiva a fim de que, ao final deste período, ele tenha conhecimentos suficientes para ingressar imediatamente no mercado de trabalho. Já no segundo ano, a carga horária se torna menor e mais flexível para que o aluno consiga conciliar trabalho e estudo – salienta o executivo.

Como se inscrever nas bolsas de estudo na área de tecnologia 

As inscrições para o Certified Tech Developer devem ser feitas até o dia 1° de julho de 2021 por meio desse site. As aulas estão previstas para começar em 9 de agosto. Nesta edição, que já é a segunda, estão sendo oferecidas 1000 bolsas de 95%. 

O programa está disponível para todos, mas dá prioridade para estudantes de baixa renda, mulheres e outras minorias na área da tecnologia. 

Sobre o processo seletivo, os candidatos irão cumprir as etapas conforme prazos informados durante o processo. Sendo assim, quanto antes conseguirem concluir todas as etapas, mais chances de serem contemplados com uma das bolsas.

Sebastian Mackinlay, comenta que na América Latina existe uma crescente demanda por perfis com especialização tecnológica e uma baixa porcentagem de jovens que se capacitam para trabalhar nesta área.  

Nesse sentido, o Certified Tech Developer vem atender a demanda urgente do mercado por mão de obra qualificada e, com a concessão de bolsas, oferecer ao jovem de baixa renda a oportunidade de se inserir em uma área cuja taxa de empregabilidade é alta, além da excelente remuneração, que pode transformar a sua condição social – diz, Mackinlay.

Como é o mercado de tecnologia no Brasil 

O Relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostrou a área de Tecnologia da informação – conhecido como TI – demandará 420 mil profissionais até 2024.

E, para suprir a demanda, é necessário capacitar 70 mil pessoas por ano para atuar em carreiras, como: 

  • Desenvolvimento de software
  • Engenharia de redes
  • Ciências de dados 

Isso se dá, não somente pelo crescimento da área, mas também pelo avanço da criação de soluções tecnológicas para as tarefas que foram afetadas pela pandemia. O fato é que, com as medidas sanitárias, como a quarentena e o lockdown, muitas profissões acabaram segundo substituídas. 

O relatoria da consultoria McKinsey estima que funcionários de atendimento ao público em setores como Varejo, Turismo, Alimentação e profissionais de apoio em escritórios terão os cargos ameaçados de extinção até 2030.

Fonte: No Detalhe