Ao escutar os termos “coding”, “programação” e “linguagens de programação”, muitas pessoas imaginam saber do que se trata, outras nem arriscam dar um palpite. No entanto, a alta do mercado de tecnologia e a demanda crescente por profissionais na área despertam o interesse pela busca de conhecimento nessa área.

Afinal, o que é um programador? De acordo Matheus Costa, coordenador dos cursos de programação da Digital House, é o profissional que utiliza linguagens de programação para resolver problemas do mundo real. Ele testa, corrige, melhora, realiza manutenção e implementa sistemas e softwares.

Em termos simples, um programador aprende uma linguagem de programação (como PHP, Java, C#, entre outras) para conseguir comunicar instruções ao computador. As linguagens de programação são compostas por códigos. Eles podem ser combinados de acordo com a instrução que se quer dar, e possuem as próprias regras semânticas e sintáticas. Ou seja, linguagens de programação nada mais são do que idiomas inteligíveis às máquinas.

Se linguagem de programação é um idioma, isso desmistifica outros preconceitos em torno do assunto. Fazendo um comparativo com o aprendizado de Alemão, que até pode ser considerada uma língua difícil, no entanto, não é necessário nenhum conhecimento prévio para aprendê-la. Se você estiver familiarizado com as regras do Inglês, isso pode te ajudar a aprender mais rápido, mas você chegará lá independentemente disso.

Em relação à programação, uma dúvida comum é: preciso ter muito conhecimento em matemática para ser programador? A resposta é: inicialmente, não, mas é necessário estar disposto a adquirir e a afiar o pensamento lógico para se comunicar com as máquinas.

Aliás, desenvolver o pensamento lógico por meio da programação é uma vantagem que vai diferenciar você de outros profissionais no mercado, já que solucionar problemas é uma ferramenta útil em diversas situações.

Assim como um dia aprender inglês foi o diferencial de qualquer currículo, independente da área de atuação, no mercado digital é dominar a linguagem de programação que vai colocar você à frente da concorrência.

Saber programação é o que diferencia quem apenas usa tecnologia (ou seja, fica direto no celular, gosta de usar aplicativos como Instagram e WhatsApp) de quem cria tecnologia e soluções inovadoras. Você vai querer estar de qual lado dessa equação?

Na Digital House em 5 meses, você consegue aprender a programar do zero, sem precisar ter qualquer conhecimento prévio. Antes de começar o curso, todos os alunos passam por um nivelamento, com exercícios específicos para garantir que todos estarão preparados. Você pode escolher ser especialista em criar sites e trabalhar como desenvolvedor web full stack ou então criar apps para celulares, tablets e smartwatches como desenvolvedor mobile Android.

Fonte: G1

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry