Há diversas certificações para balizar e testar conhecimentos. Algumas delas podem ser bastante valiosas

Métodos Ágeis revolucionaram o desenvolvimento de software e a gestão de projetos. Além disso, fortaleceram a demanda por profissionais de tecnologia com capacidade de entender o conceito e seus múltiplos sabores – Lean, Scrum, Kanban e Scaled Agile ou SAFe.

Há um bom número de certificações para balizar e testar conhecimentos, e algumas competências nesses frameworks podem ser bastante valiosas. A seguir, a CIO.com agrupou sete dessas certificações que quem atua nesse tipo de projeto deve considerar como forma de elevar seus rendimentos.

PMI-ACP

O Agile Certified Practitioner (ACP), do Project Management Institute (PMI), foca em profissionais de gerenciamento de projetos de organizações que atualmente utilizam ou pretendem adotar práticas ágeis.

O PMI-ACP atesta que a pessoa possui experiência prática na gestão de projetos que envolvem o conceito, bem como familiaridade em algumas subcategorias envolvidas no tema (como Scrum, Kanban, Lean e outras).

Aqueles que conquistam esse atestado devem juntar 30 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs, na sigla em inglês) a cada três anos para manterem status.

APMG International

A APMG International é uma organização global que oferece alguns certificados para gestão de projetos ágeis. Seu objetivo é criar benchmark das habilidades em gestão para entrega de iniciativas que envolvam esse modelo de desenvolvimento em organizações que requerem padronização, rigor e visibilidade no entorno do framework ágil.

Strategyex Certificate

A companhia de ensino online Twenty Eighty Strategy Execution, em parceria com a George Washington University, oferece certificações tanto plenos quanto de mestres nas práticas ágeis. A mais básica (Associate) requer participar de três cursos, divididos em dois anos, apresentando elementos para incremento de habilidades dos participantes. O nível Master exige sete cursos em um intervalo de quatro anos para que os alunos demonstrem conhecimento no assunto e em metodologias. A Twenty Eighty também oferece algumas disciplinas individuais para orientadas ao conceito, abordando temas como gerenciamento e planejamento, por exemplo.

International Consortium for Agile (ICAgile)

O Consórcio Internacional pelo Ágil é uma agência independente de certificação que oferece uma gama ampla de atestados orientados a diversos “sabores” do conceito, incluindo Scrum, eXtreme Programming (XP), Kanban entre outros. São três níveis: Profissional, Expert, Mater, cada um com exigências específicas.

Agile Certification Institute

Essa instituição foca em padrões da metodologia orientados a adoção corporativa do conceito de maneira mais ampla – ou seja, não apenas no desenvolvimento de softwares. A ACI oferece uma variedade de certificações e credenciais ágeis, cobrindo produtos e gestão de projetos.

Scaled Agile Academy

A medida que o conceito de ágil avança rumo a grandes corporações, profissionais capazes de comprovar conhecimentos e habilidade com a metodologia se torna um ponto crítico. O corpo de conhecimento do Scaled Agile Framework (SAFe) funciona como um alicerce para entrega de projetos utilizando Lean/Agile em empresas de grande porte.

Scrum Alliance

Scrum é considerado um dos frameworks mais relevante para a metodologia ágil, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de software. A Scrum Alliance a organização que agrupa profissionais nessa área, com a missão de suportar o avanço na adoção do conceito e, para tanto, oferece seis certificações para profissionais de TI e programadores.

Fonte: http://computerworld.com.br/agil-sete-certificacoes-que-levarao-sua-carreira-para-outro-patamar