A dificuldade de escolher uma profissão é um dilema que passa de geração em geração.
Algumas questões são essenciais:
– O mercado esta em alta?
– Quais caminhos você poderá seguir escolhendo este mercado?

Para você que gosta da área de TI e tem a intenção de se especializar, oportunidade é o que não falta!

No mundo atual, todas as empresas necessitam de um profissional de TI e quem souber apostar no conhecimento, na especialização, sem dúvida traçará uma carreira de sucesso.

Fique atento(a) às diversas áreas de atuação no setor de tecnologia:

Administrador de bando de dados: O DBA – Data Base Administrator mantêm, gerencia, atualiza, monitora o banco de dados, sistemas de dados e o centro das informações de um sistema.
É necessário que esse profissional possua o Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou outra base matemática.

Analista de Redes: O analista de redes gerencia a rede local e os recursos computacionais. O ideal é que este profissional tenha como formação curso técnico ou superior em redes de computadores, ciência da computação ou equivalente, e/ou ser uma pessoa com grande experiência na área de informática.

Analista de Segurança: Responsável pela segurança da rede (equipamentos, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados). Além de definir os critérios de utilização dos sistemas.
Recomenda-se que esse profissional seja formado em Curso Superior de Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.

Analista de Sistemas: Tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor caminho para que a informação virtual possa ser processada. Estuda os diversos sistemas existentes entre hardware e software e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações.

Analista de Suporte: É um profissional de TI especialista constantemente atualizado com as novidades mercadológicas de Hardware e Software. Cuida da manutenção da estrutura física de computadores, da estrutura de rede de área local de computadores de sistemas operacionais. O analista de suporte é também um gestor de pessoas e relacionamentos.
A especialização em Analista de Suporte dispensa formação superior.

Designer: É o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design gráfico como a diagramação de um livro, uma revista, uma embalagem, logotipos e diversas soluções visuais impressas de comunicação. Tudo através do uso da tecnologia.
É necessário ser formado(a) em Comunicação e conhecer as ferramentas de trabalho da área.

Programador Web: É responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da internet.
Recomenda-se a formação 20 grau técnico ou faculdade de Informática/Processamento de Dados/ Engenharia da Computação.

Programador: Desenvolve ou faz a manutenção de software em um grande sistema mainframe ou alguém que desenvolve software primariamente para uso em computadores pessoais. É recomendado ter o diploma de curso técnico e que pode ser cursado em paralelo ao ensino médio.

Há a possibilidade de especializar em Softwares de Gestão como o Software de Gestão TOTVS – Protheus que hoje já esta presente em diversas empresas e o Software de Gestão ERPFlex que atende as pequenas e médias empresas.

Fonte: TI Educacional