A busca por uma boa gestão de TI é um passo que deve ser tomado por toda empresa, independentemente do seu ramo de atuação. E o motivo para isso está na importância cada vez maior que a área vem adquirindo nos últimos anos e nos ganhos que ela pode trazer para organizações que se proponham a implementá-la adequadamente. Com a área bem gerida, os efeitos serão sentidos de forma integral, uma vez que cabe à TI oferecer o suporte que a organização necessita para realizar as atividades rotineiras, mas também para tomar decisões estratégicas. A seguir, daremos 5 dicas para quem deseja transformar para melhor a TI de sua corporação. Confira!

Faça um planejamento para a TI

Para melhorar a gestão de TI, a criação de um planejamento para a área é um dos primeiros passos a ser dado. Neste planejamento, é muito importante que todas as tarefas que cabem à área sejam descritas e que também seja definido o seu objetivo dentro da empresa. Com o levantamento dessas informações, a definição de orçamento, a contratação de pessoal e a determinação da importância da área dentro da estratégia geral do negócio serão feitas com mais precisão, o que beneficia a TI e a empresa como um todo.

Acompanhe o desenvolvimento da TI

A área de TI não trabalha isolada dentro da empresa. Na verdade, se isso acontece, a perda é mútua, já que o restante da empresa não utiliza os recursos de TI devidamente e ela, por outro lado, não tem espaço para promover inovação. Por isso, é importante que áreas estratégicas acompanhem e apoiem o desenvolvimento da TI com a finalidade de auxiliá-la na concretização de seus objetivos.

Tenha suporte técnico

Aqui, incluímos suporte técnico humano e tecnológico. Para que as funções da empresa não sejam afetadas por falhas que não foram previstas, a existência de pessoas que prestem o suporte técnico necessário é imprescindível. Já o suporte técnico tecnológico pode vir sobre a forma de serviços de nuvem que mantenham todos os dados protegidos, visto que sempre há o risco de ataques, panes e até mesmo de acidentes (incêndios, catástrofes naturais, alagamentos etc.).

Contrate pessoas preparadas para fazer Gestão de TI

Para que todas as dicas acima sejam colocadas em prática, é essencial que haja uma equipe capacitada para desempenhar cada uma das funções. Nesse sentido, a preparação das pessoas não deve vir somente do conhecimento técnico, que é requisito básico, mas também da maneira como elas se relacionam com outros indivíduos, da postura profissional que têm para trabalhar com informações críticas e sigilosas e da agilidade que terão para solucionar problemas que possam prejudicar a empresa.

Mantenha-se atualizado

Sendo da área ou não, estar a par dos últimos acontecimentos da TI é necessário para a maioria dos profissionais, especialmente por ser uma área que sempre está em diálogo com as outras.

Ao saber o que tem sido lançado, você conseguirá preparar a empresa e a si mesmo e garantirá a manutenção dela no mercado. A atenção deve se voltar tanto para as inovações tecnológicas quanto para os eventuais riscos.

 

Fonte: Penso