Site da Renner saiu do ar após ataque cibernético criminoso Foto: Reprodução

RIO — O e-commerce da Renner saiu do ar nesta quinta-feira, após o sistema da companhia ser alvo de um ataque cibernético. Além da página da varejista de vestuário, as da Camicado (loja de itens para o lar) e Ashua (marca de moda plus size), que também pertencem ao grupo, também ficaram indisponíveis. Na manhã de hoje os sites continuavam fora do ar.

Em fato relevante, a companhia garantiu que seus principais bancos de dados permanecem preservados, e que diante do ataque em seu ambiente de tecnologia da informação, “prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança”.

A Renner acrescentou que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e “continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas”.

site da Youcom, porém, segue operando normalmente. Lançada em 2013 em substituição à Blue Steel, a Youcom é a marca de moda jovem da varejista gaúcha. Com 103 lojas físicas, ela faturou R$ 62,2 milhões no segundo trimestre — apenas 3% do faturamento total do grupo.

Procurada, a Renner não esclareceu por que apenas o site da Youcom continua de pé.

Queixas nas redes

Internautas chegaram a se manifestar nas redes sociais sobre a indisponibilidade de acesso às compras na loja virtual da rede

As ações da Renner (LREN3) na B3 encerraram o dia em alta de 1,15%, antes de sentirem os efeitos das notícias sobre o ataque.

Circulam informações de que se trataria de uma invasão do tipo ransomware, em que hackers sequestram os dados da empresa e pedem o pagamento de resgate para que informações sensíveis, como dados de clientes, não sejam vazadas.

Um relatório da empresa de segurança cibernética Kapersky mostrou que entre 2019 e 2020 houve aumento de mais de 700% nos ataques ransomware. Quanto maior o tamanho da empresa, mais frequente é a tentativa de invasões aos seus sistemas, aponta o documento.

Esse tipo de ataque costuma se intensificar em países que adotam algum tipo de lei de proteção de dados, como ocorreu no Brasil, pois esse tipo de legislação impõe multas em caso de vazamento de informações de clientes, o que aumenta as chances de pagamento de resgates por parte das empresas.

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/lojas-renner-sao-alvo-de-ataque-cibernetico-site-sai-do-ar-25162600